A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta terça-feira (20) uma redução nas tarifas de energia elétrica para os consumidores atendidos pela Equatorial Maranhão. A medida, que entrará em vigor a partir da próxima quarta-feira (28), beneficiará aproximadamente 2,7 milhões de clientes no estado.
De acordo com a decisão, a redução será de 1,23% para consumidores residenciais (classe B1) e de 1,36% para os clientes do grupo A, que inclui consumidores de média e alta tensão.
A Equatorial Maranhão destacou que o processo de revisão tarifária deste ano resultou em um efeito negativo de -1,22%, um percentual inferior à inflação registrada no período. Essa redução na tarifa reflete a diminuição de custos relacionados a encargos setoriais, transporte e compra de energia.
O Reajuste Tarifário Anual faz parte dos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica e é conduzido pela ANEEL com o objetivo de manter as tarifas atualizadas, considerando a variação da inflação e os custos de fornecimento de energia.