Redemoinho de poeira assusta comunidade no sertão do Maranhão

Moradores do povoado Orozimbo, localizado entre Paraibano e Pastos Bons, no sertão do Maranhão, presenciaram a formação de um redemoinho de poeira na tarde da última quarta-feira (9). O fenômeno ocorreu próximo a um posto de combustível e foi registrado em vídeo por pessoas que estavam no local.

As imagens, compartilhadas nas redes sociais, mostram os moradores se aproximando do redemoinho para gravar e observar de perto, uma atitude que especialistas desaconselham. Eles alertam que o correto é manter distância, já que os ventos podem ganhar força repentinamente.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do CTA Notícias no WhatsApp

Apesar de impressionar pela intensidade, o redemoinho não causou danos materiais ou ferimentos, deixando apenas um rastro de sujeira na comunidade.

Como surgem os redemoinhos?
Redemoinhos de poeira, terra e fogo são comuns em períodos de temperaturas elevadas e baixa umidade do ar e do solo. Queimadas também contribuem para o surgimento desse fenômeno, ao aumentar a temperatura do solo e diminuir a umidade da área atingida.

Maria Clara Sassaki, meteorologista do ‘Tempo Ok’, explica: “O aquecimento do solo cria uma área de baixa pressão, fazendo o ar subir em espiral. Dependendo da região, essa coluna de ar pode carregar terra, poeira ou até chamas, como um grande aspirador.”